segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Honda CB 500F, CBR 500R e CB 500X - Outros quinhentos


A Honda resolveu renovar a oferta de motos na faixa das 500 cilindradas na Europa e nos Estados Unidos. No último Salão da Motocicleta de Milão, em novembro do ano passado, a fabricante apresentou três novos modelos – a naked CB 500F, a CBR 500R e a trail CB 500X. Para otimizar tempo e dinheiro, foi criada uma plataforma completamente nova, sobre a qual foram montados três produtos com objetivos distintos. As motos compartilham 90% dos componentes, incluindo o motor. Diferenças mesmo, apenas no exterior. 



As mais interessantes são as duas primeiras. A CBR 500R parece uma “versão reduzida” da superesportiva CBR 1000RR, com carenagem agressiva e mais aerodinâmica, com aspecto “nervoso”. Tirando a “roupa”, o resultado é a naked CB 500F, que combina um pouco da aparência das esportivas com a posição de pilotagem mais elevada.



                                                                   Honda CBR 500 R

Ambas as motocicletas têm absolutamente a mesma configuração mecânica. A gama usa um motor totalmente novo – bicilíndrico, refrigerado a água, com quatro válvulas por cilindro e duplo comando do cabeçote. De acordo com a Honda, o propulsor foi projetado para melhorar o consumo de combustível e aumentar a força em baixos giros. A unidade, de 471 cm³, entrega potência de 48 cv a 8.500 rpm  e
torque de 4,3 kgfm disponíveis já em 7 mil giros. O propulsor trabalha em conjunto com uma transmissão de seis velocidades e a fabricante afirma que consumo atinge 27 km/l.A suspensão
dianteira do trio tem um garfo telescópico de 41 milímetros, não ajustável. Na traseira, 
pro-link com amortecedor monochoque e pré-carga da mola ajustável. As rodas são de liga leve e o sistema de frenagem é composto por um disco simples de 320 mm em forma de pétala na frente e um de 240 mm com pinças flutuantes atrás. O ABS é de série nas três motos. 
                                                                   Honda CB 500F

Na mesma gama, ainda existe a CB 500X, que visualmente lembra bastante a NC 700X e que compartilha a mecânica com CB 500F e CBR 500R. De acordo com a Honda, não há previsão de lançamento dos novos modelos no Brasil.   

Honda CB 500X



Ficha técnica

Honda CB 500F e Honda CBR 500R 



Motor: Gasolina, quatro tempos, 471 cm³, dois cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote e injeção eletrônica.





Câmbio: Manual de seis marchas com transmissã

Fo por corrente.

Potência máxima: 48 cv a 8.500 rpm.
Torque máximo: 4,3 kgm a 7 mil rpm
Diâmetro e curso: 67.0 mm x 66.8 mm.
Taxa de compressão: 10,7:1
Suspensão: Garfo telescópico de 41 mm com 153,3 mm de curso. Traseira do tipo monochoque com pré-carga da mola ajustável.
Pneus: 120/70 R17 na frente e 160/60 R17 atrás.
Freios: Disco simples de 320 mm em forma de pétala, pinça com pistão duplo na frente e disco simples de 240 mm em forma de pétala, pinça com pistão simples na traseira.
Dimensões: 2,07 metros de comprimento total, 0,74 m de largura, 1,17 m de altura, 1,41 m de distância entre-eixos e 0,79 m de altura do assento.
Peso: 193 kg.
Tanque do combustível: 15,7 litros.
Produção: Tailândia
Lançamento mundial: 2012.





Nenhum comentário:

Postar um comentário